Meio ambiente
Nossos trabalhos se caracterizam pela responsabilidade associada à sustentabilidade dos empreendimentos, do meio ambiente e das comunidades no entorno, adotando soluções integradas de gestão socioambiental para projetos de engenharia nos diversos segmentos dos setores público e privado.

Executamos o planejamento e a gestão ambiental de forma ampla incluindo a natureza e a sociedade, considerando as diferentes perspectivas no processo e dimensionando na medida exata da viabilidade técnica, econômica e ambiental.

O Licenciamento Ambiental no Brasil é um processo administrativo multidisciplinar e complexo. A assessoria e orientação no processo de licenciamento prestados pela contribui para Licenciamentos Ambientais mais assertivos e céleres.

A possui experiência na assessoria para formulação do planejamento e implantação da estratégia ambiental dos empreendimentos.

• Assessoria ambiental em processos de M&A (Fusão e Aquisição), por meio de processos de Due Dilligence ambiental;
• Suporte técnico à definição da Política Ambiental dos empreendimentos;
• Avaliação e planejamento de custos das ações ambientais e dos riscos ambientais em apoio à estruturação do Project Finance dos projetos.

Executamos estudos em todos os processos associados ao Licenciamento Ambiental:

• Elaboração de EIA/RIMA, EIV, RAP, EVA, RCA, entre outros (na etapa de viabilidade de projetos);
• Elaboração de PBA, PCA, PRAD, entre outros, onde são apresentados os detalhamentos das atividades que serão realizadas nos programas (para obtenção da Licença de Instalação);
• Suporte ao empreendedor em negociações com órgãos participantes do processo de licenciamento ambiental.

Atuamos desenvolvendo:

✓ Estudos Ambientais
✓ Consultoria e Projetos Ambientais
✓ Gerenciamento e Supervisão Ambiental
✓ Suporte Integrado aos Processos de PMI/PPP
Na Etapa de Implantação de Empreendimentos, possuímos grande experiência de atuação, com trabalhos realizados para diversos clientes de diferentes portes, executando:
• Controle e registro do cumprimento das condicionantes das Licenças Ambientais;
• Acompanhamento de atividades relativas à implantação das obras (fiscalização da supressão da vegetação, suporte na gestão de áreas contaminadas, gestão de resíduos e outras);
• Treinamento de colaboradores para maior aderência destes aos procedimentos ambientais.

A atuação no Gerenciamento e Fiscalização Ambiental de obras visa atenuar os riscos envolvidos, no que tange aos prazos e conformidade de produtos e serviços contratados. Sempre de forma integrada aos demais envolvidos, buscamos melhorar os processos e facilitar a implantação do empreendimento, sem que haja alteração de prazos ou descumprimento dos requisitos legais.
Outro importante requisito na Etapa de Implantação de Empreendimentos é o cumprimento das condicionantes presentes nas diferentes licenças que compõem o processo de licenciamento ambiental através da execução de uma série de ações de Monitoramento e Controle Ambiental, organizadas nas formas de programas ambientais.
A executa a totalidade das ações de Monitoramento e Controle Ambiental previstas nas licenças ambientais dos empreendimentos.

Gestão Socioambiental

As etapas de implantação e operação de novos empreendimentos, principalmente aqueles de grande porte ou localizados em áreas com alta densidade populacional, possuem potencial para gerar conflitos de interesse entre os diversos atores da sociedade.
Os projetos de Gestão Socioambiental têm o caráter de planejar, coordenar e mediar conflitos potenciais ou já estabelecidos, sejam econômicos, socioculturais ou de políticas públicas. Estes projetos podem envolver também todas as ações de Comunicação Social que os projetos necessitam.

A oferece soluções integradas entre população e empreendimento e possui equipe multidisciplinar para trabalhar no tripé:
• Gestão da Informação;
• Integração de Atores;
• Mediação de Conflitos.

Projeto de Sustentabilidade

A gestão da Sustentabilidade pode ser focada sob diferentes prismas. Um dos focos estabelecidos nas empresas é a possibilidade de exploração de recursos naturais para o processo produtivo, reduzindo-se o consumo desses recursos e, consequentemente, o impacto sobre a sociedade. Atualmente, diversos Projetos de Sustentabilidade consideram ainda a redução do custo de produção. Outro foco refere-se à redução de emissão de poluentes no meio, sejam resíduos sólidos, efluentes ou gases poluentes.
Avenida Chibarás, 166 | Moema - São Paulo | 04076-000 | São Paulo | SP
+55 11 2366-0050
multiplano@multiplanoengenharia.com.br
® 2017. Todos os direitos reservados.